sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mitos brasileiros: Verdade ou Mentira? - Caramuru - A Invenção do Brasil

Dentro da programação do Projeto "Mitos Brasileiros: Verdade ou Mentira?", as turmas participantes assistiram ao filme brasileiro Caramuru - A Invenção do Brasil. Abaixo um pouco das relações feitas pelos alunos entre o longa e o que está sendo estudado.

Caramuru – A Invenção do Brasil

Assistimos ao filme Caramuru – A Invenção do Brasil, com o objetivo de visualizar como ocorreu o encontro dos portugueses com os povos nativos (ÍNDIOS). Vimos que muitas das informações contidas na carta de Pero Vaz de Caminha foram narradas de maneira diferente pelo longa.

A carta fala de Diogo que era um degredado que se relacionava bem com os índios. No filme, Diogo é um pintor que foi degredado, e o navio que ele embarcou sofrera um naufrágio indo parar em uma ilha, que na verdade era o “Brasil”, se torna Caramuru e fica sendo líder da tribo. Na carta, Pero Vaz fala que os índios são ingênuos e que trocavam seus pertences por coisas sem valor, coisas que eles não conheciam. Já o filme mostra os índios como pessoas espertas que vendiam suas coisas e enganavam os portugueses em troca de coisas valiosas. Pero Vaz também escreveu que os índios viviam limpos, mas ele não mencionou que os portugueses passavam dias sem tomar banho.

Assistir o filme nos fez visualizar melhor o que havíamos estudado no nosso projeto. Foi uma soma de conhecimentos.

Turma da Professora Nalva (2º ao 5º ano) - Vespertino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário