quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Alunos da Casa Crescer se batizam no Grupo de Capoeira Cordão de Ouro

Os alunos da Casa Crescer que praticam capoeira batizaram-se, neste último domingo 30 de agosto, no Grupo de Capoeira Cordão de Ouro. O momento, muito aguardado pelas crianças, aconteceu em um grande batizado e encontro realizado pelo grupo em Ponta Negra.


 Professor Cipó e alunos

Segundo o professor Cipó, que acompanha o grupo da Casa Crescer, os alunos foram batizados com o cordão "Verde-Claro" dentro da fase 1 , ou seja, a graduação do praticante de Capoeira Infantil até 14 anos de idade.



Entendendo o sistema de graduação do grupo

A cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado. A cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão. Fica a critério do mestre ou professor o batizado e a mudança dos cordões de seus alunos. O tempo base para a troca de cordão é de 1 (um) ano.
O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e 5 fases.
Cada grupo corresponde a uma faixa etária:
1) Menores de 15 anos: cordões de cor mais clara;
2) A partir de 15 anos: cordões de cor mais forte, mais escura.
O tom de cor claro, trançado em quatro (com 24 fios) deverá ser usado na cintura dando duas voltas na mesma, e com sua extremidade descendo pela perna esquerda até a altura do joelho. O tom de cor escura para a graduação acima de quinze anos de idade, trançado em quatro com 32 fios de lã.
Serão conferidos certificados de graduação a todas as classificações.

FONTE:  http://www.grupocordaodeouro.com.br/index.php?pagina=arquivos/graduacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário